Customer Experience (CX): Saiba como a gestão da experiência do cliente pode mudar sua empresa

15 de julho de 2020 Posted by ouicreative In Sem categoria No Comments

As empresas, com as mudanças significativas tanto no número expressivo de concorrência quanto de novos produtos e soluções no mercado e também de padrões de comportamento e consumo dos seus públicos-alvo, tiveram de, inegavelmente, rever práticas, métodos, produtos, atendimento e serviços para uma nova era de exigências e competição que visa a chamar a atenção e a atender não só a necessidades e expectativas, mas também a gerar valor e a criar relacionamentos mais saudáveis e duradouros com os clientes, com a marca. 

Tudo está diferente agora que um perfil de consumidor moderno tem em suas mãos maior poder de escolha, de barganha, de pesquisa, de informações e também de intervenção e cobrança em especial com o marketing digital e com a era da internet.

E as empresas, claro, têm notado isso.

Diante desse cenário é preciso analisar alguns pontos.

Se você nunca tinha parado para pensar tão seriamente sobre isso e em tudo o que “Customer Experience” representa para sua empresa, veja a seguir o que considerar:

 O que é Customer Experience?

Conhecido também como CX, o termo quer dizer, como mencionamos, experiência do consumidor. Mas essa expressão significa, claro, um conceito muito maior do que simplesmente a experiência que ele experimenta, por exemplo, ao adquirir e utilizar um produto. É um termo que, na verdade, pode englobar muitas outras coisas e etapas e compreende um processo muito mais integrado desde o primeiro contato com a marca, experiência e percepção (para não dizer também de relacionamento) com a empresa, aquisição, atendimento, pós-venda e assim por diante.

Então imagine o seguinte: a experiência do seu consumidor começa no momento em que, pela primeira vez, ele tem algum contato com o produto que você vende, com o nome da sua empresa, com a indicação feita por alguém, entre outras possibilidades.

Por isso é tão importante garantir que desde sempre ele tenha uma boa percepção e boas referências, sendo o próprio serviço prestado a outros clientes um bom indicador.

Isso já pode torná-lo mais propenso a iniciar algum contato comercial ou maior exploração de opções dentro do que sua empresa pode oferecer.

A experiência, a partir disso, continua e se estende até mesmo depois do momento em que ele venha efetivamente a comprar, recebendo atenção com relação à opinião que tem do produto, às queixas, sugestões, elogios e reclamações, tendo atendidas (e, se possível, surpreendidas) suas demandas, expectativas e necessidades.

Após essa etapa, pode ainda iniciar-se um processo de relacionamento do cliente com a empresa, de modo que essa potencial relação seja alimentada, quer seja com atendimento contínuo e de excelência em eventual serviço que ele contrate, ou em demais etapas do fluxo de nutrição de leads para possíveis compras futuras, pesquisas de satisfação, recebimento de conteúdos e informações relevantes e/ou adequadas a seu perfil.

Em cada fase do chamado funil de vendas, portanto, e até mesmo após a etapa de decisão, o cliente recebe e continua recebendo atenção da empresa.

Soluções customizadas e atendimento “individualizado” também entram nesse cenário, vale dizer. É o caso, por exemplo, de atendimentos mais centrados no perfil, histórico e necessidade de cada consumidor, por meio do acompanhamento, por exemplo, de dados e informações importantes a respeito dessa interação (veja aqui também sobre a importância de um CRM para o time de vendas e como pode ajudar).

Tudo isso, essa atenção, dedicação, preocupação, planejamento e investimentos em transformar determinados dados em inteligência, contribuem para que o cliente receba um atendimento cada vez mais focado no que ele realmente precisa ou se interesse.

Isso cria um atendimento personalizado, voltado a cada cliente em específico e não “engessado”, outra expressão, aliás, de enorme destaque quando o assunto é marketing, vendas, diferenciais e satisfação do cliente na realidade de competitividade moderna e de exigências do consumidor mais antenado e com “menos tempo”, face às distrações e possibilidades, de hoje.

 Como posso melhorar o quesito Customer Experience em minha empresa?

Aproximação, relevância e valor são elementos-chave para um trabalho de sucesso em CX – Customer Experience.

Ações e medidas tomadas nesse sentido de fortalecer a experiência e visão do cliente em relação ao serviço que a empresa presta ou produto que vende surtem efeitos em longo prazo e de alcance muito maior do que somente o momento da venda em si.

Nas etapas de planejamento de marketing, a empresa pode batalhar por tornar-se referência e atrair os consumidores naturalmente.

Nas fases de compra, é possível trabalhar com diferentes ferramentas ou abordagens, permitindo ao cliente uma experiência mais rica, intuitiva, facilitada ou agradável, que lhe ofereça comodidade e segurança.

É o caso das compras pela internet (e-commerce), do cross-channel, em que o cliente escolhe o canal pelo qual quer comprar e/ou retirar mercadorias (online para receber em casa ou loja física) e de muitas outras medidas e canais que a empresa pode disponibilizar para tornar essa experiência mais “completa”.

 Como Customer Experience pode mudar minha empresa?

Mediante tudo o que exemplificamos, a empresa estabelece com o consumidor um fluxo de informação de duas vias, que irá permitir e trazer insights importantes para que essa experiência seja sempre mais valorizada, gerando percepção não só de satisfação com o negócio realizado, mas também de valor – muitas vezes não só para o serviço ou produto que ele adquiriu como também para outros assuntos que lhe sejam de interesse e em que a empresa possa ajudar para enriquecer ainda mais a experiência, despertando confiança, e tornar-se próxima, fidelizando-o como cliente.

Esses pontos são importantes, pois hoje os clientes não querem comprar só um produto ou serviço: eles muitas vezes compram todo um conceito de atendimento que, se bem feito, pode inclusive ser propagada como positivo a outros consumidores interessados na mesma solução.

 Conclusão

As empresas, com as mudanças significativas tanto no número expressivo de concorrência quanto de novos produtos e soluções no mercado e também de padrões de comportamento e consumo dos seus públicos-alvo, tiveram de, inegavelmente, rever práticas, métodos, produtos, atendimento e serviços para uma nova era de exigências e competição que visa a chamar a atenção e a atender não só a necessidades e expectativas, mas também a gerar valor e a criar relacionamentos mais saudáveis e duradouros – com os clientes, com a marca.

Customer Experience (CX), nesse sentido, representa um item importante a ser considerado, pois reconhece uma realidade que leva em conta justamente essas novas demandas, comportamentos, valorização e exigências.

Entrando no planejamento das empresas, na ação estratégica e na adequação de todos os produtos, setores, serviços e condutas, especialmente dos setores de atendimento, marketing e comunicação, ele pode contribuir para que exista um esforço que, em sincronia com as equipes de desenvolvimento e todos os valores da companhia, possa surtir resultados cada vez mais positivos e certeiros às empresas.

Leave a comment